Um Pouco da História de Istambul

Saiba um pouco da história de Istambul…

1-      História de Istambul

Foi fundada há mais de 2.500 anos, em 667 A.C. Era originária de um antigo povoado grego e foi chamada de Bizâncio, em homenagem ao rei Bizas. Anos depois o imperador Constantino a transformou na capital do Império Romano do Oriente, passando então a ser chamada de Constantinopla. Entre os anos de 324 até 1453, tanto a riqueza como toda a sabedoria da Europa e Oriente Médio se transferiu para ela, vindo a se transformar na grande capital do mundo. Com a queda de Constantinopla pelos turcos, em 1453, o Império Otomano se apoderou da cidade e o mundo cristão perdeu sua passagem para o Oriente. Esse fator da história de Istambul desencadeou dois fenômenos históricos muito importantes:

A-    Renascimento
B-    Descoberta das Américas

2-     Migração para a Península Itálica e o Renascimento

Com a invasão turca, nesta história de Istambul, todos os cientistas e filósofos gregos, juntamente com artistas, engenheiros, médicos e outros pesquisadores que ali viviam, migram então para o Ocidente, mais especificamente para a Península Itálica. Essa migração qualificada em massa desencadeou o fenômeno artístico conhecido pelo nome de Renascença ou Renascimento. Era o  renascimento da cultura clássica que havia se perdido, com a antiga queda de Roma para os bárbaros.

vista geral de florença na Viagem de Turismo na Itália no blog Thais tá longe
Florença na Itália, cidade onde viveram os maiores mestres do Renascimento

3-    Caminho para as Índias e o descobrimento das Américas

Ao dominarem essa estratégica cidade, na história de Istambul, os turcos aumentam os preços de toda a mercadoria que vinha do Oriente e entrava por ela. Foi esse o fator que obrigou os grandes navegadores da época a procurarem outros caminhos para as Índias e consequentemente surgiram as novas descobertas das Américas.
Constantinopla passou então a se chamar Istambul, sendo portanto de uma importância cultural incontestável e conseguindo nos encantar com suas mesquitas, bazares, palácios e igrejas, além de fabulosos museus.

A bela Mesquita Santa Sofia, na história de Istambul
A bela Mesquita Santa Sofia em Istambul na Turquia

 4-    Final da história de Istambul

Istambul na Turquia, é a única cidade que se situa ao mesmo tempo na Europa e na Ásia. Ela tem o Bósforo com suas inúmeras pontes, como linha divisória. Somente aqui, a tradição e a modernidade se misturam e se equilibram, inclusive na paisagem humana cosmopolita, onde mulheres de burca contracenam com jeans e camisetas mas deixam no ar um toque exótico do Oriente.

Mulheres de burca na história de Istambul
Mulheres de burca e ao fundo a Mesquita Azul em Istambul

O nome Istambul provem das palavras gregas ”Stam ‘bolin” que significam “na cidade”. Sua silhueta é esculpida pelos minaretes e cúpulas que se destacam no céu. Na metade do dia e também ao anoitecer, ouvimos as mesquitas chamando seus fiéis para a reza, e então o chamado da primeira é respondido pelo de outra mesquita, e assim sucessivamente, tornando ainda mais misteriosa e envolvente essa cidade.

Passeio pelo Bósforo na história de Istambul
Passeio pelo Bósforo em Istambul

Veja O que ver em Istambul!   Veja o Grand Bazaar em Istambul!    Veja o Palácio Topkapi em Istambul!    Veja Um pouco da História de Istambul!           Veja o Passeio pelo Bósforo! 

Veja o site de turismo de Istambul!           Veja o site de turismo da Turquia!               Veja o aeroporto de Istambul!

Nota: Curta nossa página:  https://www.facebook.com/thaistalonge e nos acompanhe.

Reserve seu hotel aqui, pelo preço original da Booking.com. Você paga o mesmo preço e nos ajuda a manter o site. Obrigada pela sua companhia!

 

                                                                     

 

                                                                        

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *