Mesquita Azul em Istambul na Turquia

Visitaremos aqui a belíssima Mesquita Azul em Istambul na Turquia, o mais famoso cartão postal da cidade. Istambul é a única cidade situada em 2 continentes: Europa e Ásia.

 Mesquita Azul em Istambul

Concluída em 1616, a Mesquita Azul em Istambul foi a última das grandes mesquitas imperiais e também um marco arquitetônico do início do declínio do Império Otomano.
Construída com seis elegantes minaretes (como eram as mesquitas do profeta em Meca) ao invés de apenas quatro como de costume, esse ato foi considerado um desrespeito ao profeta. Suas cúpulas arredondadas formam um agradável desnível dentro da mais perfeita simetria. Esta mesquita é uma das razões de Istambul ser tão encantadora, seria seu pano de fundo.

A belíssima Mesquita Azul em Istambul na Turquia
A belíssima Mesquita Azul em Istambul na Turquia

Seu interior é todo ornamentado por 20.000 peças de cerâmica com padrões vistosos de Iznik (cidade turca na qual as cerâmicas são fabricadas), as quais chegam a durar até 1000 anos. Essas fantásticas cerâmicas formam incríveis desenhos com absoluta predominância da cor azul.

Deslumbrante interior da Mesquita Azul em Istambul
Deslumbrante interior da Mesquita Azul em Istambul

Os vitrais também são em tons azuis ora sutis, ora intensos, mas sempre maravilhosos. Eis a razão pela qual a mesquita recebeu esse nome.

Vitrais azuis no interior da Mesquita Azul em Istambul
Vitrais azuis no interior da Mesquita Azul em Istambul
Praça Sultanahmet em frente à Mesquita Azul em Istambul

No local onde se encontra a Mesquita Azul em Istambul, era situado o palácio do imperador na época bizantina, e o mesmo ficava em frente da atual Praça Sultanahmet (onde ficam os jardins). Essa praça antigamente era um hipódromo, mantendo ainda seu formato original. Conta ainda com 2 obeliscos dessa época, sendo um todo ornamentado com desenhos egípcios, datado de 1490 A. C. e que foi trazido de um templo em Luxor para enfeitar o hipódromo.

Maravilhoso obelisco egípcio em frente à Mesquita Azul em Istambul
Maravilhoso obelisco egípcio em frente à Mesquita Azul em Istambul

Contém também uma bela fonte em forma de coreto que foi um presente da Alemanha, cujo interior da abóboda é coberto por mosaicos de ouro.

Mosaico de ouro no coreto em frente da Mesquita Azul em Istambul
Mosaicos de ouro no coreto da Praça Sultanahmet em Istambul

A Mesquita Azul e a Mesquita Santa Sofia são as mais belas de Istambul.

Veja O que ver em Istambul!   Veja o Grand Bazaar em Istambul!    Veja o Palácio Topkapi em Istambul!    Veja Um pouco da História de Istambul!           Veja o Passeio pelo Bósforo! 

Veja o site de turismo de Istambul!           Veja o site de turismo da Turquia!               Veja o aeroporto de Istambul!

Nota: Curta nossa página:  https://www.facebook.com/thaistalonge e nos acompanhe.

Reserve seu hotel aqui, pelo preço original da Booking.com. Você paga o mesmo preço e nos ajuda a manter o site. Obrigada pela sua companhia!

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *