Um pouco da História de Paris

Aprenda um pouco da História de Paris…

Nossa primeira visita à Paris

Passamos 10 dias inesquecíveis hospedados num pequeno hotel no charmoso bairro Marais. Era junho e a cidade festejava o início do verão com dias fantásticos que se estendiam até as 10 horas da noite, horário em que o sol se punha. Caminhávamos o dia todo e voltávamos muitas vezes bem tarde, no último horário do metrô, exaustos e extasiados com tanta beleza.

museu les invalides na História de Paris no site Thais tá longe
O belíssimo Les Invalides

Do Arco do Triunfo brotavam as mais belas avenidas jamais vistas. Adorávamos perambular na Champs-Elysées e tomar uma taça de vinho assistindo ao entardecer, na calçada de algum café bem pertinho ao arco, absorvendo aquela atmosfera parisiense. Era meu ponto preferido. Imponente, refinado, poético e mágico. Mas como pode ser tão bela?

o arco do triunfo nas 10 Dicas de Paris no blog Thais tá longe
Entardecer no Arco do Triunfo
 História de Paris

Por volta de 1850 e durante o império de Napoleão III (sobrinho de Napoleão Bonaparte), o então prefeito de Paris se chamava George-Eugene Haussmann e havia sido nomeado pelo novo imperador. Ele foi encarregado de modernizar a cidade com o intuito de acabar com as barricadas (luta corpo a corpo entre civis e militares nas ruas estreitas e sinuosas). Além disso após uma viagem à Londres, o imperador Napoleão III voltou encantado com a beleza da capital inglesa e resolveu embelezar a capital da França.  Com a ajuda dos melhores arquitetos e engenheiros da época, o prefeito foi o grande remodelador de Paris executando o famoso plano geométrico de Haussmann, através do qual foi feito o novo planejamento da cidade. Foram demolidas as antigas ruas, pequenos comércios e residências do período medieval da história de Paris, e surgiu uma nova cidade com grandes avenidas, imensos boulevards abertos, parques e jardins.

Place de la Concorde em Paris à noite no site Thais tá longe
Raio de sol na Place de La Concorde
 Um pouco mais da História de Paris

Ao redor do belíssimo Arco do Triunfo foi criada uma estrela de 12 amplas avenidas e mansões foram surgindo sobre os escombros da cidade velha. Em 1889 a Torre Eiffel foi construída para uma Exposição Universal, e apesar de a princípio ser tão odiada pelos franceses, acabou se tornando o principal cartão postal da história de Paris!

detalhe da torre Eiffel na História de Paris no site Thais tá longe
Belos detalhes da Torre Eiffel

Nesse governo foi também construído o belíssimo prédio do Teatro Ópera Garnier, cuja construção demorou 13 anos.

Deslumbrante interior do Teatro Ópera Garnier
Final da História de Paris

Conhecido como “artista demolidor”, Haussmann conseguiu expulsar a classe operária para a periferia com a construção das novas avenidas. Nessas avenidas largas e retas era possível o uso de canhões que massacravam as revoltas populares, cessando assim as barricadas. Surgem também os belos prédios em estilo neoclássico (conhecido também como estilo Haussmanniano), todos da mesma altura, e forrados com a mesma pedra, sendo esse o padrão obrigatório até hoje no centro histórico da cidade.

Prédios no estilo Haussmanniano

Então finalmente Paris se vê majestosamente refletida nas águas do Sena e pergunta: Existe outra mais bela do que eu?

as margens do rio sena em paris em Patrimônios Mundiais da França no blog Thais tá longe
As belas margens do Rio Sena

Onde ficar em Paris:

1-  Hotel excelente perto da Torre Eiffel:  Veja aqui o Hotel Mercure Paris Centro Torre Eiffel

2-  Hotel bom perto da Praça da Nação e do metrô:  Veja aqui o Lux Hotel Pic Pus 

3-  Apartamento bom no Bairro Marais e perto do metrô:  Veja aqui o Apartamento Folie Mericourt

Reserve seu hotel aqui, pelo preço original da Booking.com. Você paga o mesmo preço e nos ajuda a manter o site. Obrigada pela sua companhia!

Para ver o Teatro Ópera Garnier clique aqui!   Para ver a Sacré Coeur e Montmartre clique aqui!   Veja a Catedral Notre Dame e região clicando aqui!   E veja o Bairro Marais clicando aqui!   Veja 12 passeios grátis em Paris clicando aqui! Veja o Arco do Triunfo clicando aqui!  Veja a torre Eiffel clicando aqui!

Veja aqui o site de turismo da França!    Veja o site do aeroporto de Paris!     Veja o site de trem da França!     Veja o site de ônibus da França!  Veja o site de turismo de Paris! 

Nota: Curta nossa páginahttps://www.facebook.com/thaistalonge e nos acompanhe.

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *