Florença, a bela capital da Toscana (1ªparte)

Europa… Itália… Toscana… Firenze ou Florença…

Chegamos em Florença junto com uma frente muito fria. Após guardarmos o carro no hotel, fomos perambular pela cidade encantadora. Essa é a cor da cidade…uma mistura perfeita de amarelo e rosa conferem à ela uma tonalidade especial e única, compondo com o rio Arno e suas pontes um espetáculo inesquecível…

florença-italia-thais-ta-longe (24)

Capital da Toscana e principal cenário de obras de artistas do Renascimento como Michelangelo, Leonardo da Vinci, Giotto, Botticelli, Rafael e Donatello. E também cidade natal de Dante Alighieri, autor da “Divina Comédia”, um marco na literatura mundial. Considerada por muitos como a mais bela cidade italiana e uma das mais belas cidades do mundo.

florença-italia-thais-ta-longe (25)

E o que é o Renascimento?  Assim chamado por ser literalmente o renascimento da cultura clássica greco-romana que havia sido exterminada da Europa com a queda da Roma antiga pelos bárbaros. Todos os artistas, filósofos, cientistas e escritores haviam se migrado para a antiga cidade de Constantinopla, atual cidade de Istambul na Turqiuia. E após centenas de anos com a queda de Constantinopla e consequente invasão dos turcos, eles voltaram em massa para a Europa, mais precisamente para a Itália, e assim ocorreu o Renascimento, um dos maiores fenômenos artísticos e culturais do mundo.

florença-italia-thais-ta-longe (26)

Nosso primeiro passeio foi na Catedral Santa Maria del Fiore. Essa deslumbrante Duomo (igreja) é toda revestida de mármore verde, vermelho e branco e continua sendo a edificação mais alta da cidade e um grande marco do Renascimento. A enorme cúpula octogonal de Brunelleschi foi concluída em 1463 com altura de 114m, diâmetro de 54m e vão de 42m e era a maior do mundo. Brunelleschi foi considerado um dos grandes artistas geniais da época, ao conseguir construir essa cúpula sem andaimes.

Firenze-800x533-800x533

Pode-se subir na cúpula e no campanário. A cúpula faz um belo destaque na paisagem da cidade. Na foto abaixo vemos a Catedral, o Campanário e o Batistério.

florença-italia-thais-ta-longe (21)

A Catedral demorou quase 2 séculos para ser construída. É a quarta maior catedral do mundo. O interior da Duomo é despojado, dando assim total destaque para os espetaculares afrescos de Vasari e de Zuccari que retrataram o Juízo Final nas paredes da cúpula, para que as pessoas dentro da igreja olhassem para o alto em direção ao céu. Essa cúpula é fenomenal!!!

florença-italia-thais-ta-longe (22)

Abaixo os afrescos do interior da cúpula.

fotos-florencia-duomo-cupula-003

As maravilhosas portas do Batistério são um de seus grandes destaques e foram feitas por Ghiberti, que era discípulo de Michelangelo. Ficaram conhecidas como as “Portas do Paraíso” pois Michelangelo disse que se existisse uma porta para entrar no paraíso, certamente seria essa.

florença-italia-thais-ta-longe (23)

A entrada é grátis e fica aberta das 10 h até 17h

Nota: Curta nossa página: https://www.facebook.com/thaistalonge e nos acompanhe.

Fotos: Thais tá longe e pixabay.

 

 

 

 

 

4 comentários em “Florença, a bela capital da Toscana (1ªparte)

  • 4 de março de 2018 em 19:16
    Permalink

    A Igreja dia Santa Croce e linda. Nela, as tumbas de Michelangelo, Galileu Galilei e Machiavelli, lado a lado. Sua cúpula interna em marchetaria encanta. E, na frente , no Largo a homenagem simples, mas bela, à Dante Alighieri.

    Resposta
    • 11 de março de 2018 em 11:37
      Permalink

      Olá Clélia, seja bem vinda! Valeu pela boa dica! Beijos!!!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *