A exótica e agitada Praga (1ªparte)

E  finalmente chegamos em Praga…

“A bela da Boêmia”, “A cidade das mil torres”, “A pérola do Oriente” ou  “A cidade dourada” são apenas alguns dos apelidos dados à essa cidade.

praga-republica-tcheca-thais-ta-longe (31)

Após algumas voltas de carro achamos um hotel bem localizado, perto dos principais pontos turísticos, sendo possível fazer a maioria dos passeios à pé.

praga-republica-tcheca-thais-ta-longe (32)

Pequenas povoações habitavam essa região desde 5000 anos a.c. e posteriormente ela se transformou num dos maiores centros comerciais da Europa Medieval. Por volta de 1346 o imperador Carlos IV de Luxemburgo, estabeleceu  aqui a capital de seu império. Em 1918 tornou-se a capital da Tchecoslováquia. Após a 2ªGuerra Mundial foi dominada pela União Soviética e em 1992 houve a separação da Eslováquia e Praga tornou-se a capital da República Tcheca. Desde 2004 a República Tcheca faz parte da Comunidade Européia.

praga-republica-tcheca-thais-ta-longe (30)

O incrível dessa cidade é o fato dela ter se mantido intacta, mesmo após as duas grandes guerras mundiais. E a energia contagiante de Praga é indescritível…ela é uma festa constante!!! Lotada de turistas de tôda parte do mundo, principalmente de jovens europeus que chegam em grandes grupos. A arquitetura da cidade é uma mistura de estilos de várias épocas: romana, gótica, renascentista, barroca e Art Noveau,  predominando porém os estilos gótico, barroco e Art Nouveau. Abaixo a  Torre  do Pó no centro da Cidade Velha.

praga-republica-tcheca-thais-ta-longe (27)

As exóticas construções chamavam nossa atenção, pois eram diferentes de tudo que já havíamos visto nas demais cidades européias. Abaixo vemos a torre do século 11 do portão de entrada da cidade, onde vivia a monarquia na Cidade Velha.

praga-republica-tcheca-thais-ta-longe (24)

É uma arquitetura pesada e até mesmo um pouco agressiva. Seja nas torres pretas da Igreja Nossa Senhora de Týn da Cidade Velha (foto abaixo), ou nas estátuas da famosaPonte Carlos como também nas esculturas na entrada do castelo em Malá Strana. Essa arquitetura confere à cidade uma personalidade forte e marcante, pela qual as pessoas se apaixonam.

praga-republica-tcheca-thais-ta-longe (26)

Ela é inteiramente cortada ao centro pelo rio Moldava, que a divide em duas partes: na margem direita do rio está Starè Mésto (Cidade Velha) e na margem esquerda do rio está Malá Strana (Bairro Menor).

praga-republica-tcheca-thais-ta-longe (28)

Após aquele breve e necessário descanso, lá fomos nós conhecer a Cidade Velha, cuja praça principal era apenas à algumas quadras do nosso hotel.

praga-republica-tcheca-thais-ta-longe (23)

Passamos em frente de várias lojas com os famosos cristais tchecos, os melhores do mundo, ofuscando nas mais variadas cores e formas…belíssimos!!!

praga-republica-tcheca-thais-ta-longe (25)

Estava uma noite muito gelada porém assim mesmo a praça estava lotada de gente animada, com música tocando nos bares, cafés e restaurantes bem aquecidos. Tomamos um chocolate quente para nos aquecermos e continuamos curtindo aquela atmosfera deliciosa que nos contagiava.

praga-republica-tcheca-thais-ta-longe (29)

Nota: Curta nossa página:https://www.facebook.com/thaistalonge e nos acompanhe.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *