A Acrópole de Atenas (3ªparte)

Achei interessante postar essa foto da maquete da Acrópole no início desse post, para termos a noção de como ela era e entendermos melhor a visita.

atenas-grecia-thais-ta-longe (18)

Como esse dia era feriado nacional não precisamos pagar para entrar e estava bem lotado de turistas de toda parte do mundo. As maravilhas gregas vão surgindo aos poucos, acompanhando nossa subida ao topo da Acrópole.

 

ANFITEATRO DE  HERODES ÁTICO: logo na entrada dos jardins ainda ali embaixo, já avistamos esse magnífico anfiteatro ou teatro Odeon. Escavado na rocha no século 2° ao lado sul da Acrópole, sob encomenda do cônsul romano Herodes Ático e sempre palco de famosas apresentações artísticas. É usado até hoje no verão quando acontece o famoso Festival Helênico, com apresentações de música erudita, ópera e dança a céu aberto, acomodando uma plateia de 5000 pessoas. Possui uma excelente acústica.

atenas-grecia-thais-ta-longe (11)

PROPILEU: Fabulosa entrada da Acrópole

atenas-grecia-thais-ta-longe (12)

TEMPLO DE ATHENA NIKE: Construído no lugar exato em que segundo a mitologia, a deusa Athena vence o deus Poséidon na luta pela disputa da guarda da cidade. Nike em grego significa vitória. (Eis aqui a origem do nome da famosa marca esportiva americana). Situado ao lado direito do Propileu, é um templo pequeno, todo em mármore e com um desenho mais simples que os dos outros templos. Foi construído acima de uma edificação retangular para ficar bem ao alto como se estivesse protegendo a entrada da Acrópole.

atenas-grecia-thais-ta-longe (14)

Apenas mais um lance de degraus e entramos na Acrópole, cujo templo maior e mais reverenciado é o Pártenon, o maior símbolo da Grécia antiga.

PÁRTENON: do século 5°a.c.todo construído em mármore. Sustentado por 46 colunas dóricas. Deveria ser originalmente um santuário dedicado à deusa Palas Athena, e continha logo em sua entrada uma gigantesca estátua dessa deusa. Em seu interior na parte anterior outra estátua em ouro e marfim da mesma deusa e em sua parte posterior havia uma estátua de Zeus (deus de todos os deuses na mitologia grega).

IMG_20141028_104809909

atenas-grecia-thais-ta-longe (16)

TEMPLO DE ERÉCTEION: um templo menor ao lado do Pártenon dedicado à Athena e Poseidon e erguido no local em que esses 2 deuses teriam tido um desentendimento. Fabuloso especialmente por suas belas colunas que representam as virgens, as famosas Cariátedes. Construído em um terreno irregular e considerado um dos templos jônicos mais elaborados e dispendiosos da Acrópole.

atenas-grecia-thais-ta-longe (17)

Se você é um amante de história antiga como eu, respire fundo e desfrute esse momento. A vista da cidade que se tem ao alto da Acrópole também é muito bonita.

atenas-grecia-thais-ta-longe (15)                                                                               Embaixo o Teatro Odeon e ao fundo o Novo Museu da Acrópole

Todas as dicas de Atenas estão ao final do 4ºpost.

Nota: Curta nossa página: https://www.facebook.com/thaistalonge e nos acompanhe.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *